Professora Adjunta e Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-doutorado realizado junto à Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa em 2024 e junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2011. Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Artes/Dança pela New York University (NYU), Estados Unidos. Graduação em Comunicação Social pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pesquisadora da dança com formação junto a School of American Ballet e Joffrey Ballet School, ambas em Nova Iorque e atuação profissional junto a Pennsylvannia Ballet, Berlin Opera Ballet e Röthlisberger Dance Company. Participação de um espetáculo online junto à Cim Companhia de Dança.
Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ. Doutorado e Mestrado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação – Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui formação como diretor e intérprete no Método Bailarino-Pesquisador-intérprete, participando como pesquisador do Núcleo BPI da UNICAMP. Coordena o Laboratório BPI da UFSM, atua como pesquisador no GrupAR (Ancestralidades em Redes da UFRJ) e integra a Rede Internacional de Estudos da Presença da UFRGS. Ênfase nos estudos sobre culturas e diversidades brasileiras, ancestrais, afro-diaspóricas e dos povos originários, buscando diálogos contracoloniais para pensar a criação e a formação em dança.
Pena é um dos resultados de uma investigação de pós-doutoramento desenvolvida na FMH, ULisboa. Este estudo, intitulado Balé Possível, propõe práticas de improvisação a partir dos princípios de movimento e da estrutura de uma aula de ballet, onde cada indivíduo pode-se aproximar desta técnica a partir das suas próprias possibilidades e interesses, através da tradução, adaptação e reinvenção de movimentos. O ensaio resulta da relação com a técnica do ballet ao longo de um percurso enquanto artista de dança, que inclui estudos na School of American Ballet e na Joffrey Ballet School, bem como, uma carreira profissional em companhias de grande prestígio, como o BerlinOpera Ballet e o Pennsylvannia Ballet, todas promotoras de uma estética centrada nas habilidades de dança (Albright, 1997). Além disso, estabelecem-se relações com os Estudos da Deficiência a partir da vivência de um Acidente Vascular Cerebral, o que implicou uma revisão de valores e perceções relativos à dança e à participação em projetos cénicos com elencos mistos, compostos por pessoas com e sem deficiência. O aprofundamento dos procedimentos do Balé Possível, tanto para práticas de ensino desta técnica como enquanto dispositivo de criação, oferece contributos significativos para os Estudos da Deficiência, bem como para as possibilidades poéticas desta proposta, que encontra na prática como pesquisa, o seu viés metodológico adequado. O processo de criação da proposta cénica Pena, — recorte escolhido para este texto — coloca em prática o exercício de pensar o espaço cénico enquanto lugar de proposições (Teixeira, 2011). Atende, ainda, ao apelo de vários autores para a necessidade de inovação estética no ballet e contribui para confrontarmos os significados simbólicos e ideológicos atribuídos ao corpo deficiente na nossa cultura (Albright, 2001). Pela sua relação com obras consagradas do repertório do ballet, enquadra-se naquilo que Midgelow (2007) designa por reworking.
Referências
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Rodrigues, G. E. F. (2003). O método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: Reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método [Tese de doutoramento, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da UNICAMP. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2003.289138
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