Instruções para Autores
1) O registo no sistema OJS e o posterior acesso, através de login e palavra-passe, são obrigatórios para a submissão de trabalhos e para o acompanhamento do processo editorial.
2) Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade do seu artigo com as condições de submissão. Caso os artigos submetidos não cumpram estas normas, serão devolvidos aos autores.
3) A RED publica exclusivamente textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, práticas artísticas ou científicas na área da dança. Publicam-se textos inéditos em português ou inglês, sendo aceites originais em inglês de autores estrangeiros.
4) Os textos a publicar devem estar em formato de artigo, com ênfase na dimensão teórica e apresentando uma contribuição singular e relevante para a área da dança. Os autores são inteiramente responsáveis pela forma e pelo conteúdo dos seus artigos.
5) Recomenda-se que os textos que descrevam performances, espetáculos ou similares incluam imagens e/ou vídeos, que devem ser inseridos no corpo do texto, com legendas abaixo da inserção, em espaço simples e centralizadas. Os autores declaram possuir os direitos de autor das imagens incluídas.
6) Todos os artigos serão avaliados cientificamente através do sistema double-blind peer review. Os textos que façam parte de secções temáticas organizadas por um editor convidado devem ser submetidos pelo próprio autor e passar pelo mesmo processo de avaliação por pares.
7) Os textos devem ser submetidos através do sistema OJS da RED, devendo os dados dos autores e coautores ser inseridos exclusivamente no formulário do sistema. Devem ser indicados: metadados, endereço eletrónico, afiliação (incluindo o nome completo da instituição, sigla e país), ORCID ID e biografia com um máximo de 200 palavras, destacando vínculos institucionais e formação académica e artística. Durante o processo de submissão, pode ainda ser facultada uma imagem ilustrativa do trabalho (JPG ou PNG, mínimo 300 dpi), assegurando o autor possuir autorização para utilização. Esta imagem será utilizada, em caso de publicação, no site da RED.
8) O documento com o artigo deve estar livre de qualquer identificação, seja pelo nome dos autores no corpo do texto ou nas propriedades do ficheiro, seja por informações que permitam deduzir a autoria. Sempre que a autoria do trabalho possa ser identificada por auto-citações bibliográficas no texto, estas devem ser substituídas por Autor (20XX)_____________.
Os autores devem remover a informação pessoal das propriedades do ficheiro seguindo estes passos:
Microsoft Word para Windows:
Arquivo → Informações → Verificar Existência de Problemas → Inspecionar Documento → Selecionar tipo de conteúdo a inspecionar → Inspecionar → Remover Tudo → Fechar → Guardar.
Microsoft Word para MacOS:
Ferramentas → Proteger Documento → Remover informação pessoal ao guardar → OK → Guardar.
Caso exista dificuldade em anonimizar o artigo, deve ser mencionado nos "comentários ao editor" durante a submissão online para receber assistência personalizada.
9) Todas as citações devem ser apresentadas na língua original. No caso de línguas menos comuns, recomenda-se incluir a tradução para português imediatamente a seguir, entre parênteses retos.
10) Os textos devem conter resumo e abstract (200–300 palavras), em português e inglês, e 3 a 5 palavras-chave/keywords, abordando elementos essenciais do artigo, como tema de investigação, população, método ou resultados. As palavras-chave devem ser listadas por ordem de abrangência decrescente, não necessariamente alfabética.
Os textos devem estar formatados em ficheiro Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, conforme:
10.1) Espaçamento simples, sem indentação, parágrafos justificados.
10.2) Fonte Arial ou Roboto, 12 pt.
10.3) Margens de 2,5 cm.
10.4) Citações com mais de 40 palavras destacadas, espaço simples, sem aspas, indentadas 2 cm à esquerda e à direita.
10.5) Aspas duplas apenas para citações diretas no corpo do texto.
10.6) Itálico para palavras estrangeiras, neologismos, usos particulares e títulos de obras; não se utiliza negrito nem sublinhado nestes casos.
10.7) Sublinhado apenas para endereços URL.
10.8) Notas de rodapé em vez de notas finais.
10.9) Tabelas (demográficas, análise de fatores, correlação, regressão, etc.) devem ser numeradas e ordenadas; o número (ex.: Quadro 1) aparece acima do título e corpo da tabela; podem incluir-se notas explicativas abaixo da tabela, definindo abreviaturas, asteriscos ou direitos de autor. https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/sample-tables;
10.10) Figuras (gráficos, fluxogramas, mapas, fotografias, infografias, etc.) devem ser numeradas e ordenadas; o número (ex.: Figura 1) aparece acima do título; podem incluir-se notas explicativas ou de direitos de autor abaixo da figura. https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/figures;
10.11) Deve indicar-se a(s) entidade(s) financiadora(s) da investigação no final do documento.
10.12) Artigo dimensionado para papel A4, entre 10 e 20 páginas, incluindo referências, notas de rodapé e figuras/tabelas (mínimo 300 dpi).
10.13) Referências no texto pelo sistema autor/ano: (Sobrenome, ano) para citações indiretas e (Sobrenome, ano, p.) para citações diretas. Diferentes obras do mesmo autor no mesmo ano identificadas com letras (ex.: Alves, 2007a, p. 21). https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/citations/paraphrasing;
10.14) Lista única de referências bibliográficas, incluindo todas as obras textuais ou audiovisuais utilizadas, seguindo as normas da 7.ª edição das normas APA; incluir DOI se disponível. Exemplos: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples
11) Para auxiliar a submissão de artigos via OJS, os autores podem consultar o manual de submissão com questões frequentes.
12) Transparência Científica
-
É obrigatório que os autores declarem a existência ou não de conflitos de interesse, indicando igualmente as fontes de financiamento recebidas.
-
Os autores devem especificar a contribuição de cada colaborador, recomendando a Taxonomia de Funções do Colaborador (CRediT).
-
As declarações devem ser registadas no documento “Declarações e especificações de autorias”, assinado por todos os autores (assinatura eletrónica aceite).
-
Em caso de aprovação, estas informações serão incorporadas na versão final do manuscrito publicado, assegurando integridade e transparência científica.
Declaração de Direitos de Autor
A revista RED disponibiliza acesso livre e imediato ao seu conteúdo, baseando-se no princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico promove uma maior partilha global de saber.
Ao submeter um artigo à revista RED, os autores concordam em ceder, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos à revista: os direitos de primeira publicação, a autorização para que a revista redistribua o artigo e os seus metadados aos serviços de indexação e referência que os editores considerem apropriados, bem como a sua publicação sob a licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa baixe, partilhe, copie, redistribua, adapte, remixe, transforme e crie a partir do material publicado, desde que os artigos sejam corretamente atribuídos aos seus autores, seja fornecido o link para a publicação e indicado se foram realizadas alterações razoáveis, sem que tal sugira que o licenciante apoia ou aprova o uso. Nenhuma outra autorização é exigida aos autores ou editores da revista, mas solicita-se que informem os editores sobre qualquer reutilização dos artigos.
A revista permite o autoarquivo, pelo que os autores podem publicar versões anteriores à submissão, a versão submetida do manuscrito (pré-impressão) e a versão final da editora (pós-impressão) em site pessoal, wiki colaborativo, site de departamento, redes sociais, repositório institucional ou repositórios temáticos.
A revista RED não cobra quaisquer taxas, nem pela submissão de artigos, nem pela sua revisão.