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Artigos originais

Vol. 1 N.º 2 (2023): Revista Estud(i)os de Dança 2

Sentimento de ‘pertença ao grupo’ em processos de exploração do movimento: Estudo experimental com pessoas que não costumam dançar e com estudantes de dança do ensino superior

DOI
https://doi.org/10.53072/RED202302/00202
Publicado
29.12.2023

Resumo

Este estudo surge de um projeto de investigação[1] desenvolvido no âmbito do doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e orientado pela Professora Doutora Madalena Xavier e pelo Professor Doutor Jorge Ramos do Ó. Neste projeto foi posto em prática um conjunto de dispositivos mediadores da exploração do movimento, prestando-se à descrição, interpretação e compreensão do modo como Pessoas Que Não Costumam Dançar (PQNCD) experienciam ‘modalidades inclusivas de movimento’ (Pinheiro, 2023). As finalidades desta investigação visam um afinamento da prática pedagógica, assim como o aperfeiçoamento destes dispositivos. Estabeleceu-se assim uma relação circular entre a informação recolhida no projeto e o contexto pedagógico, especificamente na Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Durante a análise de conteúdo da informação recolhida emergiu uma série de tendências, uma das quais contém aspetos relacionados com a ‘pertença ao grupo’, incluindo as constantes referências que as PQNCD fizeram acerca da integração no coletivo nas sessões de movimento. Este destaque conferido à ‘pertença ao grupo’, fez-nos questionar se os estudantes da ESD partilhariam tais aspetos com as PQNCD do projeto. Para responder a essa questão, este artigo articula e analisa a informação recolhida acerca da ‘pertença ao grupo’ em dois contextos: 1. Ao longo das sessões de movimento com PQNCD; 2. Numa discussão dinamizada em contexto de sala de aula com estudantes da ESD.

[1] Tese de doutoramento em curso (Faculdade de Belas-Artes/ULisboa, Instituto de Educação/ULisboa e Escola Superior de Dança/IPL), intitulada: “Modalidades inclusivas de movimento para pessoas que não costumam dançar. Um estudo experimental de exploração do movimento”.

Referências

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