Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Artigos originais

Vol. 1 N.º 1 (2023): Revista Estud(i)os de Dança 1

Problemas de coreografia em “Oferecem-se sombras: para uma vida que faça mais sentido” de Vera Mantero e convidados

DOI
https://doi.org/10.53072/RED202301/00204
Publicado
27.04.2023

Resumo

O artigo propõe-se a discutir a performance “Oferecem-se sombras: para uma vida que faça mais sentido” (2013), da coreógrafa portuguesa Vera Mantero e convidados, inserida na programação do Encontro Internacional de Estudos da Performance em Portugal, InDirecções Generativas, organizado pela Associação Baldio, em Montemor-o-Novo, distrito de Évora. A obra acabou resultando em cerca de trinta criações performáticas, em um terreno rural localizado próximo a Montemor-o-Novo, que envolveram diferentes áreas das artes: visuais, plásticas, sensoriais, sonoras, dentre outras sem fácil classificação. Para tanto, o artigo tem como proposta analisar alguns de seus Problemas Coreográficos (Cvejić, 2013, 2015), isto é, conceitos ou pensamentos que a obra em questão parece engendrar, a saber: a performance como processo, a proximidade entre o artistas e o público, o conceito de Assemblage e a ideia de uma Arte Hodológica. O embasamento teórico é constituído a partir dos trabalhos de Bojana Cvejić, Tim Ingold, Gilles A. Tiberghien, dentre outros. O intuito será sempre o de contribuir para abordagens do corpo e do movimento, ajudar nas reconfigurações dos termos Performance e Coreografia, sem perder de vista uma análise do pensamento e dos problemas engendrados na obra de Vera Mantero.

Referências

  1. Afonso, M. (2016, novembro). Vídeo documental com a bailarina e coreógrafa Vera Mantero. [Vídeo]. YouTube. http://pratadacasa.pt/veramantero/
  2. Austin, J. L. (1990). Quando dizer é fazer: Palavras e ação. Artes Médicas.
  3. Bauer, B. (2008). The Makings of ... Production and Practice of the Self in Choreography: The Case of Vera Mantero and Guests. Performance Research: A Journal of the Performing Arts, 13(1), 15-22. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13528160802465425.
  4. Bourriaud, N. (2006). Estética relacional. Adriana Hidalgo Editora.
  5. Carta Branca. (2016, novembro). Vera Mantero, Fundação Calouste Gulbenkian [Video]. Vimeo. https://vimeo.com/cartabranca/pratadacasa-veramantero
  6. Certeau, M. de. (1994). A invenção do cotidiano 1, artes de fazer. Editora Vozes.
  7. Cvejić, B. (2013). Choreographing problems: Expressive concepts in European contemporary dance [Unpublished Doctoral dissertation]. Kingston University.
  8. Cvejić, B. (2015). Choreographing problems: Expressive concepts in European contemporary dance and performance. Palgrave Macmillan.
  9. Huizinga, J. (2000). Homo ludens: O jogo como elemento da cultura (4.ª Ed.). Editora Perspectiva.
  10. Ingold, T. (2013). Making: Anthropology, archaeology, art and architecture (1.ª Ed.). Routledge.
  11. Ingold, T. (2015a). Estar vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Editora Vozes.
  12. Ingold, T. (2015b). O dédalo e o labirinto: Caminhar, imaginar e educar a atenção. Horizontes Antropológicos, 44, 21-36. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832015000200002
  13. Ingold. T. (2016, maio). Training the senses: The knowing body [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=OCCOkQMHTG4
  14. Kunst, B. (2009). The economy of Proximity: Dramaturgical work in contemporary dance. Performance Research, 14(3), 81-88. http://dx.doi.org/10.1080/13528160903519542
  15. Lehmann, H. T. (2013). Teatro Pós-dramático, doze anos depois. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 3(3), 859-878. https://doi.org/10.1590/2237-266039703.
  16. Lepecki, A. (1999). Crystallisation: Unmaking American dance by tradition. Sarma. Dance Theatre Journal. http://sarma.be/docs/614
  17. Lepecki, A. (2006). The exhausting dance. Routledge.
  18. Lepecki, A. (2016). Singularities: Dance in the age of performance. Routledge.
  19. Lepecki, A. (2022, novembro). Conferência Nós aqui, entre o céu e a terra de Eleonora Fabião e Andre Lepecki [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/6nxG09AxL34
  20. Mantero, V. (2013). Oferecem-se sombras. In Programa público InDirecções Generativas. https://indireccoesgenerativas.wordpress.com/oferecem-se_sombras/
  21. Marres, Centre for Contemporary Culture (2016, maio). Marres Training the Senses: Spring Session #4 Tim Ingold - The Knowing body [Vídeo]. Vimeo. https://vimeo.com/167855089
  22. Phelan, P. (2007). Unmarked: The politics of performance. Routledge. https://spangbergianism.wordpress.com/2017/04/09/post-dance-an-advocacy/
  23. Programa InDirecções Generativas (2013, setembro). Programa público. https://indireccoesgenerativas.wordpress.com/programa-publico-participacao-gratuita/
  24. Santos, M. (2013), sem título [Fotografia]. Montemor-oNovo.
  25. Santos, M. (2018a), Dança contemporânea, criação e pensamento: Perspectivas das práticas corporais de Julyen Hamilton, Vera Mantero e Keith A. Thompson [Tese de Doutoramento não publicada]. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.
  26. Santos, M. (2018b). Anexo b)3. Oferecem-se sombras. [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/YU8prvkBzTE
  27. Santos, M. (2020a). Prática Artística: notas de dentro – Um Pra Um – Passeios Ruminantes de Vera Mantero & convidados. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 10(4), 01-32. https://doi.org/10.1590/2237-266010066
  28. Santos, M. (2020b). Dança Contemporânea como prática qualificada e o bailarino como artesão do corpo. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, 7(2), 1-27. https://doi.org/10.36025/arj.v7i2.20305.
  29. Tiberghien, G. A. (2012). Hodológico. Revista-Valise, 2(3), 161-176.
  30. Turner, V. (2005). Dewey, Dilthey e drama: Um ensaio em antropologia da experiência. Cadernos de Campo, 13(13), 177-185.
  31. Vieira, H. (2012). Trechos entrevista Professor Daniel Tércio. In H. Vieira (2012), O Corpo Revoltado: Considerações acerca da dimensão política em algumas obras de Vera Mantero [Tese de Doutoramento não publicada], pp. 202-205. Centro de letras e Artes da UNI-RIO. http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11313/Tese%20-%20Helena%20Vieira.pdf?sequence=1&isAllowed=y