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Dossiê temático: A educação somática e a consciência corporal num mundo digital

Vol. 2 N.º 1 (2024): Revista Estud(i)os de Dança 3

Editorial: A educação somática e a consciência corporal num mundo digital: Contribuições teóricas, metodológicas e pedagógicas

DOI
https://doi.org/10.53072/RED202401/00101

Resumo

Na sequência do convite por parte da Direção da revista RED para a edição de uma secção temática dedicada à educação e práticas somáticas, surgiu a vontade de propiciar a reflexão e a discussão acerca dos desafios e potencialidades que este campo de estudos encontra na contemporaneidade. A educação somática desenvolve uma intensificação da consciência do corpo através de uma perceção sensoriomotora. Conhecer e sentir o corpo a partir da experiência sensorial significa experienciar o corpo intensamente, como um espaço poroso e pulsante, ao mesmo tempo que implica um exercício de incorporação de um tempo lento e dilatado. Numa época digital, onde predominam as tiranias da velocidade, tal como Paul Virilio (2007) denuncia, assumir a prática somática enquanto visão epistemológica é, por si só, um ato de resistência. Logo, também a expressão “educação somática”, que aqui propomos, compreendida enquanto orientação para a prática do sensível e para a estimulação de um modo de autoconhecimento relacional e criativo, afigura-se como um modo de resistência.

Referências

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