Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Conexões

Vol. 3 N.º 1 (2025): Revista Estud(i)os de Dança 5

Dança Ecologia: Métodos e Performance Eco humana

DOI
https://doi.org/10.53072/RED202501/00302

Resumo

Este artigo é um testemunho e reflexão sobre a prática da Dança Ecologia ao longo de um percurso artístico de 24 anos em imersão na Natureza. A prática da Dança-ecologia consubstanciou-se numa pesquisa, investigação e busca de uma metodologia de dança eco humana, em ressonância mais orgânica e visceral, com apuramento dos sentidos, e um despojamento na direção da sabedoria da simplicidade. Assim, aprofundamos a exploração de um corpo-natura, na integração da ecologia profunda, na compreensão da pertença, no resgate da unidade numa arte integral de corpo — um ser inteiro. No contexto da Amalgama Companhia de Dança, uma estrutura profissional, nacional e independente, como diretora, coreógrafa e bailarina, partilho a minha experiência profissional relacionada às práticas de Dança Ecologia tanto em território nacional como internacional. Para tanto relaciono práticas e metodologias, consciência, corpo e criação, novos paradigmas emergentes e urgentes para o novo século. Precisamos de aproximar-nos de práticas naturais, genuínas e intuitivas, despidas de conceitos e formatações, mas geradas a partir de lugares do corpo — orgânicos, viscerais, sensitivos e vibracionais—, resgatando a inteligência multidimensional do corpo. São lugares de conexão que vão desenvolvendo métodos profissionais relacionando os componentes do movimento (ações), sensação, sentimento e pensamento. Tudo sob tónicas que não devem perder a espontaneidade e a organicidade da condição humana e do meio onde se inserem e fazem parte. Em suma, sempre buscámos uma expressão artística que seja autêntica e plena, com consciência cinestésica e sinestésica, propriocetiva e interocetiva, que sintonize presença, perceção e conexão. A inteireza do Ser implica o resgate da unidade eco-humana, nas suas dimensões macro e micro, num espaço onde ciência, ecologia, arte, natureza, humanidade e espiritualidade se cruzam. Não obstante, estamos conscientes da abrangência desta área recente, emergente e vital na Dança, bem como dos seus múltiplos posicionamentos que se vão identificando.

Referências

  1. Aposhyan, S. (1999). Natural intelligence: Body-mind integration and human development. Williams & Wilkins.
  2. Boff, L. (2012). Cuidado necessário: Na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Vozes.
  3. Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan. (2020). Retrieved March 3, 2025, from https://www.cloudgate.org.tw/en/cg
  4. Cohen, B. B. (2012). Sensing, feeling, and action: The experiential anatomy of Body-Mind Centering. Contact Editions.
  5. Conrad, E. (2007). Life on land: The story of Continuum, the world-renowned self-discovery and movement method. North Atlantic Books.
  6. Damásio, A. (2000a). O mistério da consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Companhia das Letras.
  7. Damásio, A. (2000b). O sentimento de si: O corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência. Publicações Europa-América.
  8. Damásio, A. (2020). Sentir & saber: A caminho da consciência. Temas & Debates.
  9. Damásio, A. (2025, March 3). António Damásio: Memória e Criatividade [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=vRi5RaETvYk.
  10. Dancecology. (n.d.). Dancecology [Facebook page]. Facebook. Retrieved March 3, 2025, from https://www.facebook.com/dancecology/
  11. Dregson, A., & Inoue, Y. (Eds.). (1995). Deep ecology movement: An introductory anthology. North Atlantic Books.
  12. Halprin, A. (1995). Moving toward life: Five decades of transformational dance. Wesleyan University Press.
  13. Humanhood Dance Company. (2025). About. Retrieved March 3, 2025, from https://humanhood.net/aboutAbout. https://humanhood.net/about
  14. Khalfaoui, M. (2023, July 28). Deep ecology: An often misunderstood theory. Earth.org. Retrieved March 3, 2025, from https://earth.org/deep-ecology-an-often-misunderstood-theory/
  15. Olsen, A. (2002). Body and Earth: An experiential guide. Wesleyan University Press.
  16. Olsen, A. (2020). Body and Earth: An experiential guide (Kindle Edition).
  17. Olsen, A. (2025, março 3). Andrea Olsen – Body Earth: Seven Web-Based Somatic Excursions - Resources
  18. Olsen, A., & McHose, C. (2014a). The place of dance. Books Google.com.
  19. Olsen, A., & McHose, C. (2014b). The place of dance: A somatic guide to dancing and dance making. Wesleyan University Press.
  20. Schillinger, S. (2024). Principles of Dance Ecology – CIS Portfolio. St. Olaf College. Retrieved March 3, 2025, from https://pages.stolaf.edu/cis-sschillinger/principles-of-dance-ecology/