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Artigos originais

Vol. 2 N.º 1 (2024): Revista Estud(i)os de Dança 3

Pintura Abstrata: Cidadania em Movimento

DOI
https://doi.org/10.53072/RED202401/00202
Publicado
11.06.2024

Resumo

 

 A Arte pode contribuir para o desenvolvimento da Cidadania na Educação. No âmbito do conhecimento artístico, são reconhecidos os atributos provenientes de áreas distintas, ricos de informações, como é o exemplo das Artes Plásticas. Neste caso particular, a Pintura Abstrata e a Dança, possibilitam o alargamento de diversas capacidades e experiências de interseção, onde a dimensão criativa e conceção de objetos artísticos são uma possibilidade e na qual os conceitos de Cultura e Cidadania provenientes de duas realidades podem estar associados. 

No contexto de um estágio profissionalizante desenvolvido no Ano Letivo de 2020/2021, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, realizou-se um estudo que visou aprofundar os conhecimentos e competências ao nível do processo de composição coreográfica. Este estudo teve como ponto de partida um estímulo visual – diferentes obras de artistas plásticos de arte abstrata e foi delineado como um projeto dirigido aos alunos de um Curso Profissional de Dança Contemporânea. O trabalho baseou-se no paradigma da abordagem metodológica qualitativa e sustentou-se nas premissas da investigação-ação. As obras artísticas específicas foram o ponto central do projeto, sendo determinante a partilha de valores e competências que permitiram aos alunos tomar decisões, fomentando o desenvolvimento de uma capacidade de participação responsável, cívica e ativa, resultando num Produto Artístico de Dança.

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