Doutorando em Educação, especialidade em Educação para a Saúde, na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (frequenta último ano). Mestre em Saúde Pública e Desenvolvimento pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (2021), com classificação final de 19 valores. Licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (2017). Em 2019-2020 recebeu uma bolsa de mérito pela DGES e 2022 prémio Doutor Francisco Cambournac. Detém ainda formação especializada em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) pela Escola de Medicina Tradicional Chinesa (ESMTC) em parceria com a Universidade Chinesa de Nanjing (2005-2011). Possui cédula profissional em MTC (C-006114), Acupunctura (0501048) e Fitoterapia (0400373). É docente na ESD, lecionando no Mestrado em Ensino de Dança e Licenciatura em Dança, sendo responsável pelas UC de Anatomofisiologia, Cinesiologia, Neuropsicologia do Movimento I e II. É ainda membro do conselho técnico-científico da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Almada, tendo participado na criação da primeira licenciatura em MTC da Comunidade Europeia. Desde 2019 que é Diretor Técnico para as TNC na Clínica Médica Central e desde 2014 que exerce funções de Chefe de Equipa Clínica do Centro de Consultas de MTC de Lisboa.
Desde a antiguidade, questões sobre o corpo e a mente despontam no pensamento da humanidade e conduzem o ser humano para reflexões profundas sobre a existência individual e coletiva. Do Oriente ao Ocidente, as indagações sobre o significado e o valor da relação mente-corpo contribuíram para o desenvolvimento de um número diversificado de filosofias psicofísicas e para a criação de técnicas e de métodos que visam o treino das duas entidades: as práticas mente-corpo (PMC). Através do treino dos aspetos motores, sensoriais, cognitivos e afetivos, as PMC têm como objetivo desenvolver a consciência e promover a homeostase corporal. No mundo ocidental, atualmente é necessário destacar as práticas somáticas como parte das PMC, enquanto que no Oriente é impreterível evidenciar o Taichi, o Qigong e o Yoga devido à sua relevância histórica, metodológica e científica. Na contemporaneidade, e perante os problemas generalizados de âmbito social e de saúde, o estudo do fenómeno mente-corpo extrapolou o domínio académico, e as PMC transformaram-se num recurso importante para a promoção da saúde e bem-estar da população em geral. Através da integração das PMC no dia-a-dia das populações, os indivíduos têm procurado adotar estilos de vida saudáveis e pesquisado, dentro de si mesmos, um propósito para a vida. Partindo desta perspetiva, este estudo tem como objetivos apresentar um enquadramento histórico e metodológico das práticas somáticas e das PMC orientais, identificar os pontos de convergência e de desacordo, descrever os potenciais ganhos, e refletir sobre os aspetos que justificam o investimento na área e a sua integração no ensino.
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