Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Dossiê temático: A educação somática e a consciência corporal num mundo digital

Vol. 2 N.º 1 (2024): Revista Estud(i)os de Dança 3

Educação somática e práticas de mente-corpo orientais: Integração de paradigmas ancestrais e modernos na sociedade contemporânea

DOI
https://doi.org/10.53072/RED202401/00205

Resumo

Desde a antiguidade, questões sobre o corpo e a mente despontam no pensamento da humanidade e conduzem o ser humano para reflexões profundas sobre a existência individual e coletiva. Do Oriente ao Ocidente, as indagações sobre o significado e o valor da relação mente-corpo contribuíram para o desenvolvimento de um número diversificado de filosofias psicofísicas e para a criação de técnicas e de métodos que visam o treino das duas entidades: as práticas mente-corpo (PMC). Através do treino dos aspetos motores, sensoriais, cognitivos e afetivos, as PMC têm como objetivo desenvolver a consciência e promover a homeostase corporal. No mundo ocidental, atualmente é necessário destacar as práticas somáticas como parte das PMC, enquanto que no Oriente é impreterível evidenciar o Taichi, o Qigong e o Yoga devido à sua relevância histórica, metodológica e científica. Na contemporaneidade, e perante os problemas generalizados de âmbito social e de saúde, o estudo do fenómeno mente-corpo extrapolou o domínio académico, e as PMC transformaram-se num recurso importante para a promoção da saúde e bem-estar da população em geral. Através da integração das PMC no dia-a-dia das populações, os indivíduos têm procurado adotar estilos de vida saudáveis e pesquisado, dentro de si mesmos, um propósito para a vida. Partindo desta perspetiva, este estudo tem como objetivos apresentar um enquadramento histórico e metodológico das práticas somáticas e das PMC orientais, identificar os pontos de convergência e de desacordo, descrever os potenciais ganhos, e refletir sobre os aspetos que justificam o investimento na área e a sua integração no ensino.

Referências

  1. Amaral, P., & Fronteira, I. (2021). Regulation of non-conventional therapies in Portugal: Lessons learnt for strengthening human resources in health. Human Resources for Health, 19(1), 114. https://doi.org/10.1186/s12960-021-00655-3
  2. Basavaraddi, I. V. (2015). Yoga: Its origin, history and development. Ministry of External Affairs, Government of India. https://www.mea.gov.in/search-result.htm?25096/Yoga:_su_origen,_historia_y_desarrollo
  3. Bolsanello, D. P. (2005). Educação somática: O corpo enquanto experiência. Motriz - Revista de Educação Física, 11(2), 99–106.
  4. Bolsanello, D. P. (2011). A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade e tecnologia interna. Motrivivência, 0(36), 306–322. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p306
  5. Bunge, M. (2014). The mind-body problem: A psychobiological approach. Pergamon Press.
  6. Chan, A. S., Sze, S. L., Siu, N. Y., Lau, E. M., & Cheung, M. (2013). A Chinese mind-body exercise improves self-control of children with autism: A randomized controlled trial. PLoS ONE, 8(7), e68184. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0068184
  7. Chang, P.-S., Knobf, T., Oh, B., & Funk, M. (2019). Physical and psychological health outcomes of Qigong exercise in older adults: A systematic review and meta-analysis. The American Journal of Chinese Medicine, 47(02), 301–322. https://doi.org/10.1142/S0192415X19500149
  8. Chen, S., Zhang, Y., Wang, Y. T., Liu, X., Song, W., & Du, X. (2020). The effect of Qigong-based therapy on patients with Parkinson’s disease: A systematic review and meta-analysis. Clinical Rehabilitation, 34(12), 1436–1448. https://doi.org/10.1177/0269215520946695
  9. Costa, F. S. D., Santos, A. M. D., & Rodrigues, J. D. P. (2019). A educação somática como perspectiva inclusiva nas aulas de educação física escolar. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 9(1), e79769. https://doi.org/10.1590/2237-266079769
  10. Cui, J., Lin, J., Liu, Y., Wang, P., & Zeng, H. (2023). Mental health benefits of Tai Chi for college students: A systematic review using ICF. Chinese Journal of Rehabilitation Theory and Practice, 12, 48–54.
  11. Damásio, A. (2011). O erro de Descartes: Emoção, razão e cérebro humano. Temas e Debates - Círculo de Leitores.
  12. Eddy, M. (2009). A brief history of somatic practices and dance: Historical development of the field of somatic education and its relationship to dance. Journal of Dance and Somatic Practices, 1(1), 5–27. https://doi.org/10.1386/jdsp.1.1.5_1
  13. Fogaça, L. Z., Portella, C. F. S., Ghelman, R., Abdala, C. V. M., & Schveitzer, M. C. (2021). Mind-Body therapies from traditional chinese medicine: Evidence map. Frontiers in Public Health, 9, 659075. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.659075
  14. Gaspar, T., Guedes, F. B., Cerqueira, A., Matos, M. G., & Equipa Aventura Social. (2002). A saúde dos adolescentes portugueses em contexto de pandemia - Dados nacionais do estudo HBSC 2022. Equipa Aventura Social. https://aventurasocial.com/wp-content/uploads/2022/12/HBSC_Relato%CC%81rioNacional_2022-1.pdf
  15. Guo, C., Xiang, G., Xie, L., Liu, Z., Zhang, X., Wu, Q., Li, S., & Wu, Y. (2020). Effects of Tai Chi training on the physical and mental health status in patients with chronic obstructive pulmonary disease: A systematic review and meta-analysis. Journal of Thoracic Disease, 12(3), 504–521. https://doi.org/10.21037/jtd.2020.01.03
  16. Guo, Y., Qiu, P., & Liu, T. (2014). Tai Ji Quan: An overview of its history, health benefits, and cultural value. Journal of Sport and Health Science, 3(1), 3–8. https://doi.org/10.1016/j.jshs.2013.10.004
  17. Hanna, T. (1979). The body of life. Alfred A. Knopf.
  18. Hanna, T. (1990). Clinical somatic education: A new discipline in the field of health care. Somatics: Magazine-Journal of the Bodily Arts and Sciences, 8(1), 1–8.
  19. Huang, J., Wang, D., & Wang, J. (2021). Clinical evidence of Tai Chi exercise prescriptions: A systematic review. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2021, 1–14. https://doi.org/10.1155/2021/5558805
  20. Hutt, K. (2010). Corrective alignment and injury prevention strategies: Science, somatics or both? Journal of Dance & Somatic Practices, 2(2), 251–263. https://doi.org/10.1386/jdsp.2.2.251_7
  21. Jeremias, C., Sobra, J. M., & Lopes, M. dos A. (2017). El cuerpo: Una visión de la evolución del concepto. In C. Macarro, A. Martínez, & M. Martínez (Eds.), Los colegios profesionales de enfermaria, su función social e institucional (pp. 807-814). Colegio Profesional de Enfermería de Salamanca. http://www.portalhiades.com/A_PHS/ACTUALIDAD/SALAMANCA%20LIBRO/EBOOK%20-%20LOS%20COLEGIO%20PROFESIONALES%20DE%20ENFERMERIA%20SU%20FUNCION%20SOCIAL%20E%20INSTITUCIONAL%202017%20R1.pdf
  22. Johnson, J. A. (2014). The secret teaching of chinese energetic medicine:Energetic anatomy and physiology (Vol. 1). The International Institute of Medical Qigong Publishing House.
  23. Kong, L., Ren, J., Fang, S., He, T., Zhou, X., & Fang, M. (2022). Effects of traditional Chinese mind-body exercise-Baduanjin for type 2 diabetes on psychological well-being: A systematic review and meta-analysis. Frontiers in Public Health, 10, 923411. https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.923411
  24. Leung, K.-C. W., Yang, Y.-J., Hui, S. S.-C., & Woo, J. (2021). Mind-body health benefits of traditional chinese Qigong on women: A systematic review of randomized controlled trials. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 7443498. https://doi.org/10.1155/2021/7443498Li, H., Chen, J., Xu, G., Duan, Y., Huang, D., Tang, C., & Liu, J. (2020). The effect of Tai Chi for improving sleep quality: A systematic review and meta-analysis. Journal of Affective Disorders, 274, 1102–1112. https://doi.org/10.1016/j.jad.2020.05.076
  25. Liang, H., Luo, S., Chen, X., Lu, Y., Liu, Z., & Wei, L. (2020). Effects of Tai Chi exercise on cardiovascular disease risk factors and quality of life in adults with essential hypertension: A meta-analysis. Heart & Lung, 49(4), 353–363. https://doi.org/10.1016/j.hrtlng.2020.02.041
  26. Lima, J. A. D. O. (2010). Educação somática: Limites e abrangências. Pro-Posições, 21(2), 51–68. https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000200005
  27. Lin, J., Gao, Y. F., Guo, Y., Li, M., Zhu, Y., You, R., Chen, S., & Wang, S. (2022). Effects of Qigong exercise on the physical and mental health of college students: A systematic review and meta-analysis. BMC Complementary Medicine and Therapies, 22(1), 287. https://doi.org/10.1186/s12906-022-03760-5
  28. Liu, F., Chen, X., Nie, P., Lin, S., Guo, J., Chen, J., & Yu, L. (2021). Can Tai Chi improve cognitive function? A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, 27(12), 1070–1083. https://doi.org/10.1089/acm.2021.0084
  29. Liu, T. (Ed.). (2013). Chinese medical Qigong. Singing Dragon.
  30. Lowen, A., & Lowen, L. (1977). Exercícios de bioenergética—O caminho para uma saúde vibrante. Editora Ágora.
  31. Marks, R. (2019). Qigong and musculoskeletal pain. Current Rheumatology Reports, 21(11), 59. https://doi.org/10.1007/s11926-019-0861-6
  32. Mullan, K. J. (2014). Somatics: Investigating the common ground of western body–mind disciplines. Body, Movement and Dance in Psychotherapy, 9(4), 253–265. https://doi.org/10.1080/17432979.2014.946092
  33. Park, Y. L., & Canaway, R. (2019). Integrating traditional and complementary medicine with national healthcare systems for universal health coverage in Asia and the Western Pacific. Health Systems & Reform, 5(1), 24–31. https://doi.org/10.1080/23288604.2018.1539058
  34. Peng, P. W. H. (2012). Tai Chi and chronic pain. Regional Anesthesia and Pain Medicine, 37(4), 372–382. https://doi.org/10.1097/AAP.0b013e31824f6629
  35. Puglisi, R. (2014). Repensando el debate monismo versus dualismo en la antropología del cuerpo. Cuadernos de Antropología Social, (40), 73–95.
  36. Qi, F., Soh, K. G., Nasirudddin, N. J. M., & Mai, Y. (2022). Effects of taichi on physical and psychological health of college students: A systematic review. Frontiers in Physiology, 13, 1008604. https://doi.org/10.3389/fphys.2022.1008604
  37. Rato, R. (2022). Educação somática e a perceção de si próprio em movimento: Contributos para a construção da imagem corporal do estudante de dança no ensino superior [Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança, Universidade de Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/26351
  38. So, W. W. Y., Cai, S., Yau, S. Y., & Tsang, H. W. H. (2019). The neurophysiological and psychological mechanisms of qigong as a treatment for depression: A systematic review and meta-analysis. Frontiers in Psychiatry, 10, 820. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2019.00820
  39. Solloway, M. R., Taylor, S. L., Shekelle, P. G., Miake-Lye, I. M., Beroes, J. M., Shanman, R. M., & Hempel, S. (2016). An evidence map of the effect of Tai Chi on health outcomes. Systematic Reviews, 5(1), 126. https://doi.org/10.1186/s13643-016-0300-y
  40. Sööt, A., & Viskus, E. (2014). Teaching dance in the 21st century: A literature review. The European Journal of Social & Behavioural Sciences, 7(4), 624–640. https://doi.org/10.15405/ejsbs.99
  41. Strejilevich, S., Flichtentrei, D., Urtueta, M., Prats, M., & Mastandueno, R. (2016). Dualismo y monismo en la concepción filosófica de médicos: Posibles implicancias terapéuticas. IntraMed Journal, 3(3), 1–10.
  42. UNESCO. (2020). Taijiquan: Inscribed in 2020 (15.COM) on the Representative List of the Intangible Cultural Heritage of Humanity. UNESCO - Intangible Cultural Heritage. https://ich.unesco.org/en/RL/taijiquan-00424?RL=00424
  43. Vieira, M. S. (2015). Abordagens somáticas do corpo na dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 5(1), 127–147. https://doi.org/10.1590/2237-266047246
  44. Webster, C. S., Luo, A. Y., Krägeloh, C., Moir, F., & Henning, M. (2016). A systematic review of the health benefits of Tai Chi for students in higher education. Preventive Medicine Reports, 3, 103–112. https://doi.org/10.1016/j.pmedr.2015.12.006
  45. WHO. (2023). Integrating traditional and complementary medicine into health systems: Social, economic and health considerations. World Health Organization. https://cdn.who.int/media/docs/default-source/universal-health-coverage/who-uhl-technical-brief-traditionalcomplementary-medicine.pdf?sfvrsn=956b9693_3&download=true
  46. Yang, G.-Y., Sabag, A., Hao, W.-L., Zhang, L.-N., Jia, M.-X., Dai, N., Zhang, H., Ayati, Z., Cheng, Y.-J., Zhang, C.-H., Zhang, X.-W., Bu, F.-L., Wen, M., Zhou, X., Liu, J.-P., Wayne, P. M., Ee, C., Chang, D., Kiat, H., Bensoussan, A. (2021). Tai Chi for health and well-being: A bibliometric analysis of published clinical studies between 2010 and 2020. Complementary Therapies in Medicine, 60, 102748. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2021.102748
  47. Yang, J.-M. (2016). Qigong meditation. YMAA Publication Center, Inc.
  48. Zhang, Y.-P., Hu, R.-X., Han, M., Lai, B.-Y., Liang, S.-B., Chen, B.-J., Robinson, N., Chen, K., & Liu, J.-P. (2020). Evidence base of clinical studies on Qi Gong: A bibliometric analysis. Complementary Therapies in Medicine, 50, 102392. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2020.102392