Saltar para menu de navegação principal Saltar para conteúdo principal Saltar para rodapé do site

Artigos originais

Vol. 1 N.º 2 (2023): Revista Estud(i)os de Dança 2

Analysing a concept as a research practice: Concept analysis, according to Walker and Avant using social dance as an example [Analisando um conceito como prática de pesquisa: Análise de conceito, de acordo com Walker e Avant, usando a dança social como exemplo]

DOI
https://doi.org/10.53072/RED202302/00204
Publicado
15.03.2024

Resumo

Partindo de uma reflexão crítica através da metodologia de análise conceptual e na sequência da conferência “L'Anàlisi de Concepte, segons Walker & Avant” realizada no âmbito do Seminário de Investigação do Grupo de Investigação em Educação, Património e Artes Intermédias GREPAI em Novembro 2023, este método de análise narrativa é apresentado com o objetivo de expor uma abordagem exploratória da literatura em torno da dança. Este método foi aplicado para analisar o conceito de Dança Social. A Dança Social é a peça-chave do estudo da investigadora que está a ser desenvolvido no âmbito do Doutoramento Interuniversitário em Arte e Educação da Universidade de Girona. Conclui-se que a análise de conceito é um método de aplicação prática que contribui para aprofundar, inovar e gerar conhecimento em torno da dança.

Referências

  1. Aguiló, F. B. (1987). La filosofía analítica: Wittgenstein. Estudios Filosóficos, 36(103), 479–518. https://estudiosfilosoficos.dominicos.org/ojs/article/view/93
  2. Alaminos, A., & Alaminos-Fernández, A. (2021). Introducción al análisis crítico en investigación social. Limencop S.L.. http://hdl.handle.net/10045/119079
  3. Alvarez, M. R., & Martínez-Olmo, F. (2014). Operacionalización de conceptos/variables. Dipòsit Digital de la Universitat de Barcelona.
  4. Alves, M. J., Gehres, A. F., Monteiro, E. M., & Brasileiro, L. T. (2017). Dance teaching in national programs in Brazil and Portugal. Movimento, 23(2), 489-501. https://doi.org/10.22456/1982-8918.64767
  5. Amro, S. A. A., Barnstaple, R. E., Schwartz, S., Kabeer, A., & DeSouza, J. F. (2022). COVID-19 and neuroinflammation: A vital role for dance therapy in long-term health outcomes. American Journal of Dance Therapy, 45, 137–149. https://doi.org/10.1007/s10465-023-09387-4
  6. Assis, M., Correia, A., & Teves, N. (2005). O dito e o interdito análise das formações discursivas produzidas pela mídia impressa acerca do papel atribuído à dança em projetos sociais na cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 26(2), 101-115. http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/150
  7. Borda, L. S., & Calvo, M. (2021). Reflexiones desde la mirada de la Terapia Gestalt sobre la Danza urbana y la corporalidad. Análisis. Revista Colombiana de Humanidades, 53(99). https://doi.org/10.15332/21459169.6544
  8. Brozas-Polo, M. P. (2013). La accesibilidad en la danza contact improvisation. Arte y movimiento: revista interdisciplinar del departamento de didáctica de la expresión musical, plástica y corporal, 8, 33-44.
  9. Céspedes, V. D. Q. (2021). Significado de la vejez según revisión de concepto, método Walker & Avant [Unpublished doctoral dissertation]. Universidad Cooperativa de Colombia, Colombia. http://hdl.handle.net/20.500.12494/36033
  10. Christensen, J. F., Vartanian, M., Sancho-Escanero, L., Khorsandi, S., Yazdi, S. H. N., Farahi, F., Borhani, K., & Gomila, A. (2021). A practice-inspired mindset for researching the psychophysiological and medical health effects of recreational dance (dance sport). Frontiers in Psychology, 11, 1-25. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.588948
  11. Cianelli, R., & Ferrer, L. (2001). Análisis de concepto: Una estrategia para desarrollar conocimiento en enfermería. Horizonte de Enfermería, 12(1), 46-52.
  12. Gomes, M. A. G., Mainenti, C. A., Oliveira, R., Santos de Andrade, J., Alfradique de Souza, P., & Caniçali, C. (2019). Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enfermagem, 28(e20180390). https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0390
  13. Goris, S. J. A. G. (2015). Utilidad y tipos de revisión de literatura. ENE Revista de Enfermería, 9(2). https://dx.doi.org/10.4321/S1988-348X2015000200002
  14. Grant, M. J., & Booth, A. (2009), A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, 26(2), 91-108. https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x
  15. Hackney, M. E., & Bennett, C.G. (2014). Dance therapy for individuals with Parkinson’s disease: improving quality of life. Journal of Parkinsonism and Restless Legs Syndrome, 2024:4. 17-25. https://doi.org/10.2147/JPRLS.S40042
  16. Hernández-Sampieri, R. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill Interamericana Editores, S.A. de C.V.
  17. Iranzo-Domingo, M., Cañabate Ortiz, D., & Macaya Ruiz, A. (2022). Social dance in support groups for female victims of male violence against women. International and Multidisciplinary Journal of Social Sciences, 11(3), 27–59. https://doi.org/10.17583/rimcis.10881
  18. McEwen, M., & Willis, E. (2018). Concept Development: Clarifying Meaning of Terms. In M. McEwen, & E. Willis (Comp.), Theoretical Basis for Nursing (5th edition, pp. 72-91). Wolters Kluwer.
  19. Oyuela, L. (2017). La práctica dancística como una estrategia dentro del contexto educativo para el desarrollo de un cuerpo más consciente y atento. Calle14: Revista de investigación en el campo del arte, 12(22), 269-278. https://doi.org/10.14483/21450706.12358
  20. Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., Shamseer, L., Tetzlaff, J. M., Akl, E. A., Brennan, S. E., Chou, R., Glanville, J., Grimshaw, J. M., Hróbjartsson, A., Lalu, M. M., Li, T., Loder, E. W., Mayo-Wilson, E., McDonald, S., McGuinness, L. A., Stewart, L. A., Thomas, J., Tricco, A. C., Welch, V. A., Whiting, P., Moher, D., Yepes-Nuñez, J. J., Urrútia, G., Romero-García, M., & Alonso-Fernández, S. (2021). Declaración PRISMA 2020: una guía actualizada para la publicación de revisiones sistemáticas. Revista Española de Cardiología, 74(9), 790-799. https://doi.org/10.1016/j.recesp.2021.06.016.
  21. Popović, J., Popović, R., & Mutavdžić, V. (2017). A selective review of social status characteristics of folk dance dancers and their family members with presentation of gender specificities. International Journal of Education, Culture and Society, 2(2), 38-49. https://doi.org/10.11648/j.ijecs.20170202.11
  22. Porto, R., & Santos, V. L. (2023). Ressignificando a ação de conduzir na dança de salão: Uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, 13(3), 1–31. https://doi.org/10.1590/2237-2660128163vs01
  23. Rew, L., Weaver, K., Morse J. M., Hupcey, J. E., Penrod, J., Walker, L., Avant, K. (2005). Letters to the editor: Discourse on concept analysis. Journal of Holistic Nursing, 23(1), 6-12. https://doi.org/10.1177/0898010104272296
  24. Rodríguez-Acelas, A. L., & Cañón-Montañez, W. (2015). Methodological roads: development and validation of nursing diagnoses. Revista CUIDARTE, 6(1), 879. https://doi.org/10.15649/cuidarte.v6i1.248
  25. Rodrigo-Pedrosa, O., & Fontanella, J. C. (2021). Aplicación del método del análisis de concepto al desarrollo de la sensibilidad teórica aplicada a indagaciones cualitativas de carácter inductivo: A propósito del uso del término “Cosmovisión”. New Trends in Qualitative Research, 9, 293–301. https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.293-301
  26. Ruiz, C. (2023, June 8). El análisis de concepto. U-Cursos. https://www.u-cursos.cl/ingenieria/2004/1/EH22C/1/material_docente/bajar%3Fid_material%3D35262
  27. Ruiz-Perez, I., & Petrova, D. (2019). Revisiones panorámicas. Otra forma de revisión de la literatura. Medicina Clínica, 153(4) 165-168. https://doi.org/10.1016/j.medcli.2019.02.006.
  28. Sánchez, C. S., & Chepo, M.C. (2022). Estigma estructural en minorías sexuales: Análisis de concepto utilizando la metodología de Walker & Avant. ENE Revista de Enfermería, 16(3). http://www.ene-enfermeria.org/ojs/index.php/ENE/article/view/1422
  29. Sierra-Bravo, R. (2001). Técnicas de investigación social. Teoría y ejercicios (14th edition). Paraninfo.
  30. Teixeira-Machado, L., Arida, R. M., & Mari, J. de J. (2018). Dance for neuroplasticity: A descriptive systematic review. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, (96), 232-240. https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2018.12.010
  31. Velarde-Mayol, V. (1993). El sentido del concepto. Un estudio a través de Tomás de Aquino. Revista española de filosofía medieval, 0(1993) 251-262. https://journals.uco.es/refime/article/download/9953/9422
  32. Walker, L. O., & Avant, K. C. (2011). Strategies for theory construction in nursing (5th ed.). Pearson Prentice Hall.
  33. Weathers, E., McCarthy, G., & Coffey, A. (2016). Concept Analysis of Spirituality: An Evolutionary Approach. Nursing Forum, 51(2), 79-96. https://doi.org/10.1111/nuf.12128
  34. Whittemore, R., Chao, A., Jang, M., Minges, K.E., & Park, C. (2014). Methods for knowledge synthesis: An overview. Heart Lung, 43(5), 453-461. https://doi.org/10.1016/j.hrtlng.2014.05.014