Doutora em Artes pela Universidade de Lisboa (2018), contemplada pelo programa de Doutorado Pleno no Exterior CAPES. Mestra em Artes pela Universidade Federal do Pará (2013). Especialista em Atividade Física e Saúde pela Universidade Estadual do Pará (2006). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2008) e em Administração de Empresas pela Universidade da Amazônia (1999). Atuou como bailarina na Escola de Dança Vera Torres e no Centro de Dança Ana Unger, onde participou dos mais conceituados festivais de dança e de óperas. Foi professora de dança da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer e do Centro de Dança Ana Unger. Desde 2010 é professora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) nos cursos Técnico em Dança Clássica e Técnico em Dança Intérprete-Criador, além de ser instrutora certificada no método GYROTONIC® e Pre-trainer do método GYROKINESIS®. De 2019 a 2021 foi coordenadora do Curso Técnico em Dança Clássica da ETDUFPA. Atualmente desenvolve pesquisas na área da Educação Somática e Dança Clássica.
O cenário educacional, nos últimos anos, apresentou, de modo relevante, a discussão acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação — TDIC na educação com finalidade didática e metodológica, fazendo emergir a concepção de educação digital. É pertinente destacar que durante a pandemia da Covid-19, e com a suspensão das atividades presenciais, houve a necessidade de adaptação das metodologias de ensino presencial para o ensino totalmente digital ou híbrido, além da utilização de plataformas virtuais como ambiente para o desenvolvimento de diversas atividades. Nesse contexto, a formação do bailarino e de outros profissionais da dança foi uma das principais discussões entre professores e gestores de escolas e universidades, principalmente no que se refere a manter uma boa qualidade no ensino digital, sem prejudicar a instrução prática, laboratorial e cênica, necessárias para a formação e o exercício profissional. Assim, o objetivo deste artigo é verificar os contributos da Educação Somática para o ensino da dança sensível, singular e perceptível aos estudantes do Curso Técnico de Dança Clássica da Escola de Teatro e Dança da UFPA, a partir do desenvolvimento da disciplina Técnica de Dança Clássica IV; concomitantemente, descrever a influência da educação digital na formação dos discentes, bem como dos profissionais de dança. Após a coleta dos dados e análise de conteúdo, o estudo revelou a importância de desenvolver o ensino da técnica da dança clássica sensível, singular e perceptível a partir da experiência com o método Gyrokinesis, e que as aulas presenciais foram fundamentais para a escuta do próprio corpo dos participantes da pesquisa, além de terem trazido contribuições individuais e coletivas, e também novos olhares e aprendizados por meio da prática do movimento presencial.
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