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Artigos originais

Vol. 2 N.º 1 (2024): Revista Estud(i)os de Dança 3

Os olhos de Guadiana: Movimento, pensamento e escrita

DOI
https://doi.org/10.53072/RED202401/00207

Resumo

Como dar continuidade e como partilhar, através da escrita, uma experiência e um pensamento decorrentes da dança movimento terapia? Que escrita corporificada (embodied) é movimento em si? O que é uma escrita corporificada? O que seria uma escrita sem corpo? Na língua espanhola diz-se “ser como o Guadiana” para descrever algo que ocorre espaçada e irregularmente, ou quando alguém ou algo desaparece de repente e volta a aparecer sem aviso. Algo que desaparece, tal como o corpo parece que desaparece, do dia-a-dia, das palavras, do pensamento, da consciência, do diálogo, e volta a aparecer, por vezes de repente, em caso de doença, mas também no amor e no prazer, nos gestos de cuidado ou carinho, na dança. Este texto emerge de um trabalho de colaboração e coautoria que se pretende relevar. A sua intenção é dar espaço e voz diferenciados e nítidos aos diversos papéis e participações que edificam uma investigação em dança, em que pensar sobre e a partir do movimento do corpo se constitui como prática reflexiva de pesquisa, expressão, integração e comunicação. Manifestá-los, enfim, numa escrita propiciadora de futura reflexão científica.

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