
Editorial
Vol. 1 N.º 1 (2023): Revista Estud(i)os de Dança 1
Daniel Tércio é bacharel em Filosofia e Licenciado em Belas Artes, pós-graduado em História da Arte e Doutor em Motricidade Humana, Dança. É Professor Associado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e investigador do INET-md. Como membro da direção, coordena a secção do INET-md da Faculdade de Motricidade Humana, liderando o grupo de Estudos da Dança. Publicou mais de 20 artigos em periódicos especializados, como Performance Research (UK) e Repertório (Brasil). É autor de vários capítulos de livros, alguns dos quais em volumes publicados por editoras de prestígio como Peter Lang e SAGE. Como investigador principal coordenou o projecto "Dança Tecnologicamente Expandida" (TEDance) e actualmente coordena dois projectos: "Terpsicore", um arquivo sobre dança e artes performativas, e o projecto financiado pela FCT "Performance Tecnologicamente Expandida" (TEPe), este em parceria com a Universidade Federal Brasileira do Ceará. Também liderou dois projetos de intercâmbio com Universidades francesas. É autor de dois romances de ficção científica e de vários contos publicados por editoras portuguesas e brasileiras. Como crítico, os seus textos sobre dança aparecem regularmente na imprensa portuguesa desde 2004. Atualmente, os seus interesses vão da estética e história da dança aos estudos culturais, iconografia, tecnologias digitais e estudos da cidade.
Doutorada em Dança. Investigadora e Coordenadora do grupo de investigação no INET-MD, Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança/Polo FMH. Colaborador estrangeiro convidado no grupo de investigação 'Núcleo de Estudos e Pesquisa Arte em Movimento'(NEPAM) , da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Brasil).
Coordenador do Doutoramento na especialidade de Dança. Arguente principal de várias teses de doutoramento. Foi Júri : de Bolsas de Investigação de PhD FCT-2022; de Bolsas para Formação Artística no Estrangeiro (FCG); de exames de Aptidão Profissional - Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea (EDAM)
Professora de Dança na Universidade de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades. Autora de vários artigos. Participação em Congressos Nacionais e Internacionais, através de palestras, demonstrações teóricas e workshops, alguns por convite. Interesses de investigação: ensino de dança, improvisação e composição coreográfica, dança criativa, dança inclusiva, dança na comunidade. Coreógrafa há mais de 30 anos no contexto da comunidade. Desde 2007 que trabalha com alguns projectos de dança inclusiva, em Portugal, nomeadamente 'Companhia Dançando com a Diferença'; 'CERCIMA'; 'Dança e Gira'. No Brasil: Cruor Arte Contemporânea. Possui o Curso de Certificação de Professores DanceAbility-Lisbon2017. Representante de Portugal na organização 'Dança e a Criança Internacional' (Daci).
Luísa Roubaud é Professora na área dos estudos de dança na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL). É Doutorada em Motricidade Humana/Dança, Mestre em Cultura e Literatura Portuguesa Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) e Licenciada em Psicologia Clínica (Universidade de Lisboa). Investigadora integrada no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança e Directora do Centro de Estudos em Artes Performativas (CEAP) da FMH. Os seus domínios de interesse, ensino e investigação versam os Estudos Culturais em dança e artes performativas, em particular, as conexões entre a dança e o corpo às questões da poscolonialidade, da inclusão, da crítica e da psicossociologia da arte e da dança. É autora inúmeros textos e ensaios e editora de livros nestes domínios, com destaque para temas como a dança e a cultura expressiva em Portugal, e no espaço lusófono, desde o período modernista até à contemporaneidade. Nesse âmbito, tem trabalhado na curadoria e exposições, na realização de documentários, colaborado regularmente com publicações para colectivos de dança e artes performativas, para instituições culturais e para a imprensa portuguesa (de 2005 a 2020 no jornal Público)
Margarida Moura é doutorada em Motricidade Humana - Dança (Dança Tradicional). É docente nos cursos de licenciatura e pós-graduação em dança da Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa, nas áreas da dança e educação, dança na comunidade e dança e património. É revisora científica externa e orientadora científica do doutoramento em Motricidade Humana - Dança. É responsável por dezasseis entradas na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. (quatro volumes) e autora de um modelo de escrita etnocoreográfica da Dança Tradicional Portuguesa. É também investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md).
Professora Auxiliar no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Universidade de Lisboa (UL). Coordenadora-adjunta do curso de Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) (2010-2018) e Cocoordenadora do curso em Módulo de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-2015), formação acreditada com 1 crédito, pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua). Licenciada em Dança, mestre em Performance Artística – Dança e Doutorada em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, é docente de Técnica de Dança Teatral (Dança Moderna e Dança Clássica), Técnica de Dança Social (Danças Internacionais), Didáticas da Dança, Metodologia do Ensino da Dança e Oficina da Dança. Tem organizado regularmente cursos abertos à comunidade, com forte ligação autárquica e participado em encontros internacionais, nomeadamente organizados pela DaCI - Dance and the Child International. Investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo de Música e Dança – INET-MD/polo FMH e formadora acreditada pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) nas áreas e domínios: A21 - Educação Física, A31 – Expressões (Físico Motora/Música/Dramática/Plástica/Dança), C05 - Didáticas Específicas (DANÇA) e C18 – Práticas do Desporto Escolar. Orientadora científica de estudos de Doutoramento e de Mestrado em Performance Artística - Dança.
A Comissão Editorial tem o prazer de anunciar a publicação do número inaugural da RED — Revista Estud(i)os de Dança.
Esta revista está a ser preparada há quase três anos. É o resultado natural da expansão do INET-md na Faculdade de Motricidade Humana e do propósito de disseminar a investigação que desenvolvemos em dança, em diálogo com os estudos culturais, o corpo e as tecnologias digitais, a educação, o lazer e a recreação, a improvisação, a composição coreográfica e a inclusão social, de ampliá-los a outros campos académicos, e de aproximar uma comunidade de interessados cada vez mais alargada.
Assim nasce a Revista Estud(i)os de Dança.