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Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, sobre ela não pende nenhum conflito de interesse e não está em processo de revisão ou publicação noutra revista ou em qualquer outro tipo de obra.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (máx. 2MB) para o artigo, e no formato JPG ou PNG para as imagens a incluir em corpo de texto. O(s) autor(es) garantem expressamente deter autorização ou a autoria das imagens.
  • FORMATO DO ARTIGO.
    O artigo tem uma extensão entre 5.000 a 10.000 palavras, em que o corpo do texto assume espaçamento entre linhas simples, sem indentação, alinhamento dos parágrafos justificado, usa fonte de 12-pontos, emprega itálico em vez de sublinhado, usa notas de rodapé e tem a inserção das figuras (mínimo 300 dpi) e as tabelas no corpo de texto. Todas as margens assumem 2.5 cm.
  • GARANTIA DE ANONIMATO.
    O texto do artigo não apresenta qualquer identificação autoral, nem a afiliação institucional, e sempre que a autoria do trabalho possa ser identificada pelas autorreferências bibliográficas inscritas no corpo de texto, estas foram substituídas por Autor (20XX).
  • TABELAS E FIGURAS.
    Todas as tabelas como representações visuais compostas por colunas e linhas nas quais são apresentados números, texto, ou uma combinação de números e texto, estão numeradas e ordenadas, em que o número do quadro (por exemplo, Quadro 1) aparece acima do título e do corpo da tabela. Quando necessário acrescentam-se notas, abaixo da tabela, para descrição de conteúdo, definições de abreviaturas, explicações de asteriscos e/ou atribuição de direitos de autor.
    Todas as figuras encontram-se numeradas e ordenadas, em que o número da figura (exemplo, Figura 1) aparece acima do título da figura e da imagem. Quando necessário acrescentam-se notas, abaixo da figura, para descrição e/ou atribuição de direitos de autor.
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
    Lista de referências (e não bibliografias) utilizadas para as obras (textuais e audiovisuais) que apoiam especificamente as ideias, alegações e conceitos no artigo, assumem o formato indicado pela 7.ª edição das normas APA (https://apastyle.apa.org/instructional-aids/reference-guide.pdf) (https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples) e, quando disponíveis, estão indicados os DOIs e URLs.
  • Reconhece-se que o artigo procede para avaliação científica pelo sistema double-blind peer review.
  • No processo de submissão indica-se o ORCID ID do autor e dos co-autores.
  • No processo de submissão providencia-se um resumo em Português e em Inglês, com o máximo de 300 palavras.
  • No processo de submissão atribuem-se entre 3 a 5 palavras-chave, em Português e em Inglês.
  • No processo de submissão disponibiliza-se, num ficheiro separado, uma biografia pessoal curta (máximo 200 palavras), enfatizando o vínculo institucional e as formações académicas e artísticas.
  • No processo de submissão faculta-se uma imagem ilustrativa do artigo (JPG ou PNG, mínimo 300 dpi) para a qual assegura deter autorização de utilização. Esta imagem será utilizada, em caso de publicação do artigo, no site da RED.
  • DECLARAÇÃO DE COLABORAÇÃO.
    Os autores garantem prestar plena colaboração no processo de revisão posterior à aceitação do seu artigo para publicação. No caso do incumprimento desta colaboração, o artigo não será publicado, mesmo tendo a declaração de aceitação. Os autores comprometem-se a fornecer informações adicionais que possam ser úteis para o editor e a apresentar as autorizações necessárias para a reprodução de qualquer material publicado previamente, uso de ilustrações já publicadas, publicação de dados sobre pessoas que possam ser identificadas ou inclusão de nomes de pessoas e suas contribuições na secção de agradecimentos (https://ojs.fmh.ulisboa.pt/index.php/red/libraryFiles/downloadPublic/2).

Instruções para Autores

1) O registo no sistema OJS e posterior acesso, por meio de login e palavra-passe, são obrigatórios para a submissão de trabalhos e para o acompanhamento do processo editorial.

2) Como parte do processo de submissão, os autores obrigam-se a verificar a conformidade do seu artigo de acordo as condições de submissão. Caso os artigos submetidos não estejam de acordo com estas normas serão devolvidas aos autores.

3) A RED publica, exclusivamente, textos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, práticas artísticas e científicas na área de Dança. Publicam-se textos inéditos em português ou inglês. A revista aceita originais em inglês de autores estrangeiros.

4) Os textos a serem publicados devem estar em formato de artigo, dando ênfase à dimensão teórica e apresentando uma contribuição singular e importante para a área da Dança. O(s) autor(es) são inteiramente responsáveis pela forma e pelo conteúdo de seu(s) artigo(s).

5) Recomenda-se que os textos que se refiram a performances, espetáculos ou similares apresentem imagens e/ou vídeo que devem vir no corpo do texto, legendados abaixo da inserção, em espaço simples, centralizados. Os autores declaram ter os direitos de autor das imagens inseridas.

6) Todos os artigos serão avaliados cientificamente pelo sistema double-blind peer review. Os textos que compõem as secções temáticas organizadas por um editor convidado devem ser inseridos no sistema pelo próprio autor e passar pelo mesmo processo de avaliação por pares.

7) Os textos devem ser submetidos pelo sistema OJS da RED onde os dados dos autores e coautores devem ser inseridos exclusivamente no formulário do sistema. Devem ser indicados os meta dados, endereço eletrónico, afiliação (incluindo o nome da instituição de vínculo por extenso, sigla e país), ORCID ID e a biografia, com o máximo de 200 palavras, enfatizando os vínculos institucionais e as formações académicas e artísticas. No processo de submissão pode facultar-se, ainda, uma imagem ilustrativa do trabalho (JPG ou PNG, mínimo 300 dpi) para a qual assegura deter autorização de utilização. Esta imagem será utilizada, em caso de publicação do artigo, no site da RED.

8) O documento com o artigo deve estar livre de qualquer identificação, seja pelo nome dos autores digitado no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possa deduzir a autoria. Sempre que a autoria do trabalho possa ser identificada pelas autorreferências bibliográficas inscritas no corpo de texto, estas devem ser substituídas por Autor (20XX)_____________.

  • Os autores do documento devem remover a informação pessoal das propriedades do ficheiro através dos seguintes passos:
    • Microsoft Word para Windows:
      • vá a Ficheiro
      • Selecione Informações
      • Clique em Verificar Existência de Problemas
      • Clique em Inspecionar Documento
      • Na caixa do Inspetor de Documento, selecione as caixas de seleção para escolher o tipo de conteúdo escondido que pretende inspecionar e clique em Inspecionar.
      • Clique em Remover Tudo
      • Selecionar Fechar
      • Guarde o documento
    • Microsoft Word para MacOS:
      • Vá a Ferramentas
      • Clique em Proteger Documento
      • Selecione Remover informação pessoal neste ficheiro em guardar
      • Clique OK e guarde o ficheiro

Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anónimo, deve mencionar este facto nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online para que lhe seja dada ajuda personalizada. 

9) Todas as citações devem ser apresentadas na língua original. No caso de uma língua menos comum, sugere-se que a sua tradução para o português seja adicionada imediatamente a seguir, entre parênteses retos.

10) Os textos devem conter o resumo e abstract (200-300 palavras), em Português e Inglês, e 3 a 5 palavras-chave e keywords (as palavras-chave abordam elementos essenciais do artigo, tais como o tema de investigação, população, método, aplicação de resultados ou resultados). As palavras-chave devem ser listadas por ordem, não necessariamente alfabética, tendo em conta a abrangência decrescente dos conceitos. Os textos devem estar formatados em ficheiro Microsoft Word, OpenOffice ou RTF da seguinte forma:

(10.1) espaçamento simples, sem indentação, alinhamento dos parágrafos justificado;

(10.2) fonte Arial ou Roboto 12 pontos;

(10.3) todas as margens do documento assumem 2,5 cm;

(10.4) as citações extensas com mais de 40 palavras devem aparecer destacadas do corpo do texto, em espaço simples, sem aspas e indentadas a dois cm da margem esquerda e direita;

(10.5) aspas duplas apenas para citações diretas no corpo do texto;

(10.6) usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, em usos particulares e títulos de obras. Não se utiliza negrito nem sublinhado nestes casos;

(10.7) usa-se sublinhado apenas em endereços URL;

(10.8) usa-se notas de rodapé em vez de notas finais (notas de fim de documento);

(10.9) as tabelas (demográficas, análise de fatores, correlação, regressão, etc.) como representações visuais compostas por colunas e linhas nas quais são apresentados números, texto, ou uma combinação de números e texto, devem ser numeradas e ordenadas, em que o número do quadro (por exemplo, Quadro 1) aparece acima do título e do corpo da tabela. Quando necessário podem acrescentar-se notas, abaixo da tabela, para descrição de conteúdo, definições de abreviaturas, explicações de asteriscos e/ou atribuição de direitos de autor https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/sample-tables;

(10.10) as figuras (gráficos, fluxogramas, desenhos, mapas, fotografias, infografias, e outras ilustrações) devem ser numeradas e ordenadas, em que o número da figura (exemplo, Figura 1) aparece acima do título da figura e da imagem. Devem acrescentar-se notas, abaixo da figura, para descrição e/ou atribuição de direitos de autor https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/tables-figures/figures;

(10.11) deve mencionar-se a(s) entidade(s) financiadora(s) da pesquisa no final do documento (deve-se identificar qualquer auxílio financeiro recebido);

(10.12) o artigo deve estar dimensionado para papel A4 e ter entre 10 e 20 páginas, com referências, notas de rodapé e figuras/tabelas (mínimo 300 dpi);

(10.13) as referências no texto devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas (Exemplos: (Alves, 2007) ou (Alves & Moura, 2020, p. 45). Diferentes títulos do mesmo autor e do mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Alves, 2007a, p. 21) https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/citations/paraphrasing;

(10.14) a lista de referências bibliográficas deve ser única, integrando todas as obras textuais e/ou audiovisuais utilizadas que apoiam especificamente as ideias, alegações e conceitos no artigo; deve assumir o formato indicado pela 7.ª edição das normas APA e, quando disponíveis, devem ser indicados os DOIs de cada obra.

Exemplos: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples

11) Para facilitar o processo de submissão de artigos à RED pelo sistema OJS, o(s) autor(es) pode(m) consultar o manual de submissão com as questões mais frequentes.

12) Transparência Científica

A RED estabelece como procedimento obrigatório que a autoria do artigo declare a existência ou não de algum conflito de interesse. Mesmo julgando não haver nenhum conflito de interesse, a autoria deverá declarar essa condição, para além de mencionar a(s) fonte(s) de financiamento. Deve-se identificar qualquer auxílio financeiro recebido.

Estabelece, também, a obrigatoriedade de declarar e especificar a contribuição de cada um dos autores. Sugere-se a Taxonomia de Funções do Colaborador (Contributor Roles Taxonomy - CRediT), que orienta para 14 funções normalmente desempenhados pelos colaboradores da produção académica.

As recomendações para a aplicação da taxonomia CRediT são: listar nos créditos todas as contribuições, quer sejam de autores ou indivíduos, podendo atribuir múltiplas funções a contribuintes individuais ou a uma dada função, atribuir a múltiplos contribuintes; especificar, se assim fizer sentido, o grau de contribuição como 'principal', 'igual', ou 'de apoio'; e dar a oportunidade de rever e confirmar as funções atribuídas a todos os contribuintes;

As declarações e especificações mencionadas são registadas no documento “Declarações e especificações de autoria” que deverá ser assinado e submetido com o artigo. É necessária a assinatura de todos(as) os(as) autores(as) do trabalho, podendo esta ocorrer por assinatura eletrónica.

Por forma a manter a integridade e transparência da atividade científica, em caso de aprovação do trabalho, as informações constantes na referida declaração serão incorporadas na versão final do manuscrito a ser publicado.

Política de Privacidade

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Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Ao utilizar esta plataforma concorda com a Política de Proteção de Dados e declara que leu a informação que está de acordo com o Artigo 13º do RGPD.